terça-feira, 13 de abril de 2010
O RUGBY TERIA CHEGADO NO BRASIL VIA PARÁ! ?
Muito, a pedido do Pastor Pedro Paulo, estou a organizar os fatos referente à hipótese que Eu levantei de que (o Rugby teria chegado ao Brasil a partir do Pará, com os ingleses na época da borracha)
(Pr. Pedro Paulo:
O Douglas é um cinegrafista da REcord internacional que trab na Africa
do Sul(escr. da Record Inter na Africa), ele é do Pará(sul do PArá)
estou tendo contato com ele, ok, devo mandar uma matéria sobre o Rugby
ter surgido primeiro no Pará, vou enviar informações ao Douglas para que
ele mostre al correspondente, entende irmão, mande informações sucintas
e claras p/: pedropaulofloresta.45@gmail.com
prometo que citarei a
fonte
muito obrigado, não esqueci de vcs do Rugby).
Veja o que diz a história oficial, Pr. Pedro Paulo.
No livro de Tomás Mazzoni, “História do Futebol no Brasil” (Edições Leia, 1950) encontra-se a afirmação de que o rugby foi introduzido no Brasil ainda no século passado:
“O historiador Paulo Varzea afirma que o primeiro clube de esportes (terrestre e ao ar livre) fundado em 1875 pelos Srs. H.L. Wheatley, A. MacMillan, C.D. Simmons, Amaral, Robinson e Cox (...), recebendo posteriormente a denominação de Paissandú Cricket Clube. Foi esse o primeiro clube organizado no Brasil, mas a tentativa para a prática do futebol entre seus sócios durou pouco, contando-se mesmo o fato seguinte: familiarizado com o futebol, Oscar Cox mandou buscar em Londres uma bola redonda, por volta de 1896, mas teve que, por impropriedade do terreno para o ‘soccer’, aproveitá-la nos exercícios de ‘rugby’ do clube”.
Mazzoni segue dizendo:
“O segundo clube surgido em terra carioca foi o do Clube Brasileiro de Futebol Rugby, primeiro a cultivar este esporte no Brasil, fundado em 12 de setembro de 1891, pelos Srs. Alfredo Amaral Fontoura, Virgílio Leite, Oscar Vieira de Castro, Edwin Ral, Sidney Cox, Augusto Amaral e Luiz Leonel Moura, este jovem brasileiro, recém chegado da Inglaterra, onde fora educado no ‘Elizabeth College’, da ilha de Guernsey, no qual aprendera o ‘rugby’ e o futebol ‘soccer’. Foi por sua iniciativa que se introduziu no Rio o ‘rugby’, que logo encontrou adeptos, enquanto que o futebol ‘association’, tentado pelos rapazes do Clube Brasileiro de Cricket e reeditado por Moura, entre 1892 e 1893, foi depois esquecido.”
Mas ao que parece, o rugby tinha outros amantes. Mazzoni, no mesmo livro, relata:
“Em 1896 regressava dos Estados Unidos o Sr. Augusto Shaw, professor do Mackenzie College, que passou a desenvolver grande propaganda do Bola ao cesto e do rugby.”
Mazzoni também cita:
“Além de futebolista, Charles Miller foi ‘cricketer’ famoso, consagrado tenista e temível ‘rugby player’. Em 1895 organizara o primeiro time de rugby em São Paulo.”
Porém o desporto só começou a ser praticado com regularidade no país a partir de 1925, em São Paulo, no São Paulo Athletic Club. Neste ano, o Sr. Gordon Rule reuniu jogadores que moravam em São Paulo e que por acaso tivessem praticado esta modalidade de esporte. Cerca de 40 pessoas foram agrupadas em duas equipes que jogavam entre si nos fins de semana, no campo do Floresta e subsequentemente no do C.R. Tietê e no do C.A. Paulistano. Posteriormente, passaram a utilizar-se do Campo do São Paulo Athletic Club (SPAC) em Pirituba - o campo dos ingleses, como era chamado.
Neste mesmo ano, surgiram novas equipes em Santos e no Rio de Janeiro. Em maio de 1926, uma série de jogos interestaduais foram realizados no Brasil. No dia 23, os cariocas venceram os paulistas por 23 a 3; na semana anterior, no dia 16, a equipe de São Paulo havia vencido a de Santos, no primeiro jogo entre as duas cidades. Um jogo interestadual foi de fato jogado em 1911 e alguns outros até antes, mas infelizmente não se tem dados a respeito dos mesmos.
Nesta época, os jogadores, na sua grande maioria, eram membros ou filhos da colônia inglesa; outros, em menor número, eram sírio-libaneses que haviam estudado na Inglaterra. No período compreendido entre 1926 e 1940, foram realizados todo ano algumas partidas entre quadros cariocas e paulistas. Esporadicamente, eram realizados jogos internacionais, como contra os Springboks (seleção da África do Sul) em 1932, e contra a Seleção Britânica em 1936, além de partidas amistosas contra equipes de tripulantes de navios que atracavam nos portos de Santos e do Rio de Janeiro.
A partir da Segunda Guerra Mundial, os ingleses que moravam no Brasil, que praticavam o rugby, foram chamados para defender os países aliados. Desta maneira, o esporte deixou de ser praticado entre os anos de 1941 a 1946. No ano seguinte, as partidas voltaram a acontecer.
Em 1947 os jogos voltaram a ser realizados, porém com menor frequência devido ao pequeno número de jogadores interessados. Tanto que, nesta época, eram disputados apenas jogos entre paulistas e cariocas; os santistas já não conseguiam reunir condições suficientes para formar um time. A partir de 1960, atletas do São Paulo Athletic passaram a representar a agremiação. No mesmo ano, surgiu o Aliança Rugby Football Club, formado por atletas argentinos, franceses, ingleses e alguns brasileiros. A mesma iniciativa de se formar um clube surgiu entre os integrantes da colónia japonesa, que criaram em 1961 o São Paulo Rugby Football Club.
Com o crescimento da modalidade do país, foi fundada em 6 de Outubro de 1963 a URB (União de Rugby do Brasil), com sede em São Paulo. O idealizador da entidade foi Harry Donavan. Em 1964, a URB idealizou o 3º Campeonato Sul-Americano de Rugby. Na competição, o Brasil foi vice-campeão. Este torneio trouxe novo impulso, surgindo então, pela primeira vez, a categoria juvenil com a formação das equipes do São Paulo Athletic Clube, Colégio Liceu Pasteur e Bertioga Rugby Clube.
Em outubro de 1966 aconteceu a primeira partida entre duas escolas de ensino superior, entre a A.A.A. Horácio Lane, da Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie e a A.A.A. Oswaldo Cruz, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Em 1971, houve o início do desenvolvimento do rugby infanto-juvenil em São Paulo. No ano seguinte, em 30 de Dezembro, surge a ABR (Associação Brasileira de Rugby), em substituição a URB. A nova entidade foi reconhecida pelo Conselho Nacional do Desporto. Em 1973, a ABR organizou o 7º Campeonato Sul-Americano de Rugby, em São Paulo. Cinco anos depois, a entidade promoveu o 4º Campeonato Sul-Americano de juvenis.
Atualmente são disputadas várias competições nas categorias adulto, juvenil e universitário no país. As principais competições realizadas são o Campeonato Brasileiro de Rugby da Primeira Divisão, Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão, a Copa Brasil e o Campeonato Paulista e o Campeonato Paulista do Interior. Também são disputadas a Liga Sul de Rugby, Campeonato Paranaense e o Campeonato Fluminense Adulto.
No momento, quatorze estados (Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) possuem equipes de rugby, que praticam o desporto em diversas categorias.
A Seleção Brasileira de Rugby é filiada à IRB (International Rugby Board), estando actualmente entre as 40 melhores seleções do mundo, segundo o ranking mundial da entidade.
Categoria: Guia do Rugby
Fonte; http://pt.wikibooks.org/wiki/Guia_do_Rugby/Hist%C3%B3ria_do_Rugby/no_Brasil
Agora vamos a uma reportagem do jornal “o liberal” tirada do blog de Santa Luzia.
Na qual se levanta á hipótese de que o futebol teria chegado pelo Pará.
O futebol pode ter chegado primeiro no Pará...
Em uma reportagem no caderno de esportes de O Liberal na edição deste domingo, o jornal levanta a hipótese do futebol ter chagado no Pará antes de São Paulo em 1895 trazido pelo britânico Charles Müller.
Veja a reportagem logo abaixo:
Em navios ingleses, antes dos anos 1900, o futebol teria desembarcado na capital paraense antes de se espalhar como epidemia pelo Brasil. Sem provas oficiais, restam histórias que só reforçam a origem da paixão do povo do Pará pelo esporte. Os palcos iniciais teriam sido os largos de Batista Campos e de São Brás, no remoto ano de 1890.
Belém do Pará. Em um dia perdido de 1890, funcionários ingleses da Amazon Steam Navigation Company Ltda, empresa que dominava a navegação marítimo-fluvial na Amazônia, escolheram o local onde se encontra a praça Batista Campos para disputar o que seria a primeira partida de futebol no Brasil. Cinco anos antes de Charles Müller ter voltado de estudos da Inglaterra com todos os apetrechos necessários para a prática do esporte em São Paulo e reunido amigos para a primeira pelada tupiniquim. Mas, diferente da versão oficial, não há provas sobre o bate-bola na capital paraense, uma das mais destacadas do Brasil à época, por conta do ciclo da borracha. Contudo, há indícios que ainda geram discussões entre pesquisadores.
O jornalista paraense Loris Baena, atualmente radicado no Rio de Janeiro, era um dos que não descartavam esta possibilidade, como destacou no capítulo 1 da primeira edição de seu livro 'A verdadeira história do futebol brasileiro'. Loris argumentava que a companhia de navegação inglesa Both Line mantinha uma linha regular entre Belém e Liverpool. Era mais rápido e econômico viajar do Pará à Inglaterra do que pegar o navio no Rio de Janeiro ou São Paulo, por exemplo. Nesta época, empresas do país europeu dominavam o cenário belenense, como a Parah Gaz Company e a Western Telegraph. 'Os jogos se desenvolviam junto à atual praça Batista Campos e no largo de São Brás (hoje a praça Floriano Peixoto, no conjunto IAPI), em imensos terronos baldios', defendeu.
Mas Loris Baena atualmente descarta esta possibilidade. No máximo, diz ele, o Pará foi o terceiro ou segundo Estado do Brasil a praticar o futebol, ao lado do Rio de Janeiro, em 1896, um ano após a partida organizada por Charles Müller na Chácara Dilley, em São Paulo. 'Por questão de meses, um praticou antes do outro. Mas pode-se dizer que os dois começaram no mesmo momento', avaliou o jornalista, em entrevista exclusiva a O LIBERAL (confira na íntegra, na página 2), sobre a disputa entre Pará e Rio pelo segundo lugar no pódio dos primórdios do futebol no Brasil. O primeiro jogo oficial em nosso Estado foi em 1906, no primeiro Campeonato Paraense - que não foi finalizado por desavença entre as equipes. O Parah Foot-Ball Club venceu o Belém Club (time dos ingleses) por 7 a 0. O torneio foi organizado pela Parah Foot-Ball Association.
No início do século, o futebol praticamente não era noticiado nos jornais paraenses. Contudo, na edição da 'Folha do Norte' de 24 de dezembro de 1903, leitor identificado somente com as iniciais M. F. contestava, em carta, a coluna 'Notas Sportivas', que comentava o esporte como novidade no Pará. O leitor afirmava que 'em 1896 se disputava com freqüência partidas de futebol na praça Batista Campos entre os associados da Associação Dramática Recreativa Beneficente'. O jornalista Júlio Lynch - falecido em 1998 -, diante da declaração de M. F., argumentava que, para que existisse a prática regular do futebol em 1896 entre paraenses, seria necessário um aprendizado, provavelmente em anos anteriores, proporcionado por funcionários das empresas inglesas em Belém.
As pesquisas de Júlio Lynch, neto de um funcionário da Amazon Steam Navigation e descendente de ingleses, não foram levadas adiante. Antes de falecer, o jornalista tentava encontrar um senhor - de nome não conhecido pela família Lynch e não encontrado no espólio dele -, morador de Belém, que teria fotos e documentos sobre as primeiras partidas no Pará. Lynch era um defensor ferrenho de suas hipóteses: 'Os ingleses já estavam aqui. Será que muitos deles preferiram esquecer um esporte que já dominava o Reino Unido, ou tão logo chegaram e começaram a praticar entre si, provocando o interesse dos brasileiros? Para que partidas fossem disputadas em 1896, por brasileiros, tudo leva a crer que bem antes de 1895 os aficcionados teriam um aprendizado com os ingleses', defendeu ele, em um de seus últimos artigos.
O jornalista paraense Ferreira da Costa, uma das maiores autoridades sobre história do futebol no Pará, cita em seu livro 'A enciclopédia do futebol paraense' os relatos do pesquisador F. F. Alves da Cunha, outro defensor do Estado como pioneiro na prática do esporte no Brasil. Segundo Cunha, a primeira partida foi disputada em 1892, por associados do Clube de Esgryma no largo de Nazaré, em frente à sede da associação - onde, posteriormente foi instalado o teatro Chalet e, depois, o cinema Moderno. 'Aliados aos ingleses que aqui trabalhavam os paraenses que regressavam da Europa contribuíram para a disseminação do esporte na capital do Estado', argumentou o pesquisador, ao comentar o tempo em que era mais fácil chegar à Europa do que ao Sudeste do Brasil, com saída de Belém.
Muito bem se era mais fácil chegar à Europa via Belém do que pelo Sudeste do Brasil, e levando ainda em consideração que era comum os ingleses “disseminarem esportes como rugby,futebol e cricket, por onde andavam e esse era uma época de intensa movimentação dos mesmo pela Amazônia . porque que não teria sido dessa forma que tanto o futebol como o rugby teriam chegado no Brasil, na verdade poder ate num ter sido, o primeiro estado mais provavelmente esteja entre os três primeiros a conhecer essas modalidades, exceto talvez o cricket.
Mais infelizmente num tem nem uma prova concreta só apenas especulações, também no momento não sei onde posso encontra fontes para fundamenta minha hipótese, o fator e que o rugby vem sendo praticado com muitas dificuldades pelos motivos de sempre, “ falta de apoio ao esporte amador” e pela falta de conhecimento das regras tendo em vista que os atletas num tem acesso em TV acabo, uma das poucas oportunidades de assistir rugby no Brasil e muitos não tinham na época, computado em casa o que dificultava o apreendizado das regras,no ano de 2010 houver uma tentativa de introduzir rugby league no brasil(uma outra forma de jogar rugby ) via capitão poço, mais atualmente as atividades estão paradas( devido ao técnico Gustavo está se recuperar de fratura no ante braço).
Também foi criado, na verdade está sendo criado um novo código de futebol( de bola oval)aqui no Pará de inicio se chamava rugby paraense.
Também foi cogitado ser o futebol da amzônia, mais pode ainda vim a ser chamado de futebol brasileira( vale lembra que vários países tem seu próprio futebol nacional( EUA, CANADA, AUSTRALIA E IRLANDA) O ULTIMO E JOGADO COM UMA BOLA REDONDA. A AINDA CODIGOS MISTO E VARIANTES DE QUASE TODOS, EM DESTAQUE O INTERNACIONAL RULES QUE MISTURA O FUTEBOL DA AUSTRALIA COM O GAÉLICO” IRLANDÉS” E O SAMOANO QUE E UMA ESPECIE DE FUTEBOL AUSTRALIANO ´SO QUER EM CAMPO RETANGULAR,
PARA A MAIORIA DOS BRASILEIRO SÓ HÁ O FUTEBOL DA FIFA(ASSOCIATION), E O FUTEBOL AMERICANO.
MAIS A VERDADE E QUE ESSA FAMILIA E BÉM MAIOR E O PARÁ CERTAMENBTE FAZ PARTE DESSA ARVORÉ GENEOLOGICA!
A FOTO E DE UM CUPU- FRUTA TIPICA DA AMAZÔNIA, QUE EMPRESTARÁ SUAS FORMAS AO CODICO CRIADO NO PARÁ!
Assinar:
Postagens (Atom)