Jesus Cristo

sábado, 21 de novembro de 2009

O rugby e o futebol teriam iniciados no Pará senhores?? ( meados de1862)?? Eis a questão senhores!!








Bem amigos há algum tempo venho levantando essa possibilidade! E agora com a descobertas de fontes relacionadas ao futebol ( vide blog de santa Luzia do Pará ‘município onde eu já morei’ ).
Enfim o nosso estado foi o lugar que Deus o nosso pai! Escolheu para iniciar o movimento pentecostal no Brasil, através dos missionários suecos Gunnar Vingrenn e Daniel Berg” o norueguês “ ,alias poderíamos criar um time de rugby em homenagem a eles ! com oalguns devem saber ao iniciar-se o movimento pentecostal no mundo, logo não Foi aceito em algumas igrejas tradicionais! E então guiados pelo Espírito santo de Deus, um deles olhou no mapa e viu um lugar chamado pará! E sabido no meio evangélico que DEUS LHE MOSTROU O LUGAR!.
Mais você ta perguntando o que isso tem a ver com rugby ? Se bem que no Pará o esporte caminha de mãos dadas com DEUS!. Pos bem amigo eu vós digo, meu estado e um lugar especial, saibam que aqui poder te sido o lugar de descobrimento do Brasil, e nã oem porto seguro! Acredita-se que os purtugueses ”u” obra minha mesmo! Rsrsrs teriam chegado primeiro a vigia e não á Bahia! Ora pós!.
Sabes-se também que a capoeira, pode ter se iniciado aqui!
Na verdade hoje geograficamente , creio eu que seja no maranhão ( porém vos lembro caros leitores! Que naquele tempo éramos a gran província do grão Pará-Maranhão.

Enfim ainda temos a questão culinária e musical! A qual não me estenderei!
Mais o tacacá e nossa!! E pronto!
E a musica bem nesse mérito! Não opinarei!

Enfim começar minha teoria de que se o rugby não chegou ao Pará primeiro, chegou segundo!
Além do mais já criemos o rugby Amazon, acqua rugby ,rugbsal, rugby lama, e criaremos o dirt rugby!
E por isso mesmo agradecemos A DEUS!! POR ELE NOS ABENÇOA E ABENÇOA AO NOSSO ESTADO GRANDIOSAMENTE! AMEM! SENHOR!

A SEGUIR
Relatos dos Ingleses na Amazônia!
A saga começou! Senhores!




O futebol pode ter chegado primeiro no Pará...
Em uma reportagem no caderno de esportes de O Liberal na edição deste domingo, o jornal levanta a hipótese do futebol ter chagado no Pará antes de São Paulo em 1895 trazido pelo britânico Charles Müller.
Veja a reportagem logo abaixo:

Em navios ingleses, antes dos anos 1900, o futebol teria desembarcado na capital paraense antes de se espalhar como epidemia pelo Brasil. Sem provas oficiais, restam histórias que só reforçam a origem da paixão do povo do Pará pelo esporte. Os palcos iniciais teriam sido os largos de Batista Campos e de São Brás, no remoto ano de 1890.



Belém do Pará. Em um dia perdido de 1890, funcionários ingleses da Amazon Steam Navigation Company Ltda, empresa que dominava a navegação marítimo-fluvial na Amazônia, escolheram o local onde se encontra a praça Batista Campos para disputar o que seria a primeira partida de futebol no Brasil. Cinco anos antes de Charles Müller ter voltado de estudos da Inglaterra com todos os apetrechos necessários para a prática do esporte em São Paulo e reunido amigos para a primeira pelada tupiniquim. Mas, diferente da versão oficial, não há provas sobre o bate-bola na capital paraense, uma das mais destacadas do Brasil à época, por conta do ciclo da borracha. Contudo, há indícios que ainda geram discussões entre pesquisadores.

O jornalista paraense Loris Baena, atualmente radicado no Rio de Janeiro, era um dos que não descartavam esta possibilidade, como destacou no capítulo 1 da primeira edição de seu livro 'A verdadeira história do futebol brasileiro'. Loris argumentava que a companhia de navegação inglesa Both Line mantinha uma linha regular entre Belém e Liverpool. Era mais rápido e econômico viajar do Pará à Inglaterra do que pegar o navio no Rio de Janeiro ou São Paulo, por exemplo. Nesta época, empresas do país europeu dominavam o cenário belenense, como a Parah Gaz Company e a Western Telegraph. 'Os jogos se desenvolviam junto à atual praça Batista Campos e no largo de São Brás (hoje a praça Floriano Peixoto, no conjunto IAPI), em imensos terronos baldios', defendeu.

Mas Loris Baena atualmente descarta esta possibilidade. No máximo, diz ele, o Pará foi o terceiro ou segundo Estado do Brasil a praticar o futebol, ao lado do Rio de Janeiro, em 1896, um ano após a partida organizada por Charles Müller na Chácara Dilley, em São Paulo. 'Por questão de meses, um praticou antes do outro. Mas pode-se dizer que os dois começaram no mesmo momento', avaliou o jornalista, em entrevista exclusiva a O LIBERAL (confira na íntegra, na página 2), sobre a disputa entre Pará e Rio pelo segundo lugar no pódio dos primórdios do futebol no Brasil. O primeiro jogo oficial em nosso Estado foi em 1906, no primeiro Campeonato Paraense - que não foi finalizado por desavença entre as equipes. O Parah Foot-Ball Club venceu o Belém Club (time dos ingleses) por 7 a 0. O torneio foi organizado pela Parah Foot-Ball Association.

No início do século, o futebol praticamente não era noticiado nos jornais paraenses. Contudo, na edição da 'Folha do Norte' de 24 de dezembro de 1903, leitor identificado somente com as iniciais M. F. contestava, em carta, a coluna 'Notas Sportivas', que comentava o esporte como novidade no Pará. O leitor afirmava que 'em 1896 se disputava com freqüência partidas de futebol na praça Batista Campos entre os associados da Associação Dramática Recreativa Beneficente'. O jornalista Júlio Lynch - falecido em 1998 -, diante da declaração de M. F., argumentava que, para que existisse a prática regular do futebol em 1896 entre paraenses, seria necessário um aprendizado, provavelmente em anos anteriores, proporcionado por funcionários das empresas inglesas em Belém.

As pesquisas de Júlio Lynch, neto de um funcionário da Amazon Steam Navigation e descendente de ingleses, não foram levadas adiante. Antes de falecer, o jornalista tentava encontrar um senhor - de nome não conhecido pela família Lynch e não encontrado no espólio dele -, morador de Belém, que teria fotos e documentos sobre as primeiras partidas no Pará. Lynch era um defensor ferrenho de suas hipóteses: 'Os ingleses já estavam aqui. Será que muitos deles preferiram esquecer um esporte que já dominava o Reino Unido, ou tão logo chegaram e começaram a praticar entre si, provocando o interesse dos brasileiros? Para que partidas fossem disputadas em 1896, por brasileiros, tudo leva a crer que bem antes de 1895 os aficcionados teriam um aprendizado com os ingleses', defendeu ele, em um de seus últimos artigos.

O jornalista paraense Ferreira da Costa, uma das maiores autoridades sobre história do futebol no Pará, cita em seu livro 'A enciclopédia do futebol paraense' os relatos do pesquisador F. F. Alves da Cunha, outro defensor do Estado como pioneiro na prática do esporte no Brasil. Segundo Cunha, a primeira partida foi disputada em 1892, por associados do Clube de Esgryma no largo de Nazaré, em frente à sede da associação - onde, posteriormente foi instalado o teatro Chalet e, depois, o cinema Moderno. 'Aliados aos ingleses que aqui trabalhavam, os paraenses que regressavam da Europa contribuíram para a disseminação do esporte na capital do Estado', argumentou o pesquisador, ao comentar o tempo em que era mais fácil chegar à Europa do que ao Sudeste do Brasil, com saída de Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário